Ética Ambiental
Será que tudo o que é tecnicamente realizável é eticamente aceitável?
Nem sempre o que é tecnicamente realizável é aceitável.
Só por algo ser executável, não significa que seja o correto a fazer, há situações em que algumas coisas são tecnicamente exequíveis mas que no entanto não devem ser feitas por se considerarem eticamente reprováveis, isto é, por não estarem de acordo com aquilo que consideramos eticamente correto e responsável.
Será que a filosofia não pode desempenhar qualquer papel na construção de uma ética de responsabilidade e da educação para a cidadania?
Ética é o conjunto de normas e valores morais que regulam a nossa conduta na sociedade, por vezes os nossos valores morais e aquilo que achamos eticamente correto não estão de acordo.
Quando os nossos valores morais estão em conflito com o eticamente correto a ação que possamos vir a executar não é a mais responsável, podendo não estar de acordo com a nossa cidadania.
Assim é essencial o papel da filosofia para que possamos coordenar os princípios éticos com a responsabilidade e a cidadania, pois esta ajuda-nos a pensar claramente, sem erros de raciocínio.
Será que a ética ecológica e a ética solidária são supérfluas?
Tanto a ética solidária como a ética ecológica são absolutamente necessárias para a convivência em sociedade. Os nossos valores éticos devem passar necessariamente pela preocupação ecológica e solidária, ou seja, quer o conceito de solidariedade quer o de ecologia se devem ligar aos nossos valores éticos e morais.
Será que cada indivíduo, enquanto ser singular, tem o dever moral de participar ativamente na resolução dos problemas do mundo atual?
Individualmente, todos devem tentar dar o seu contributo pessoal ao participar na resolução dos problemas do mundo actual. Se todos fizermos um esforço para fazer do mundo um lugar melhor, contribuímos gradualmente para melhorar a nossa qualidade de vida e a qualidade de vida dos outros.


